ACT ou SAT: qual escolher?

ACT ou SAT: qual escolher?

A partir de maio de 2016, o SAT sofrerá importantes alterações. Especialista na preparação de candidatos para a graduação fora explica opções e riscos da escolha!

Veja as diferenças entre o ACT e o SAT

Quem está no 2º ano do ensino médio e pensa em fazer a prova somente ano que vem não pode esquecer que o SAT irá passar por mudanças significativas em maio de 2016 (entenda). Por isso, recomendo que você faça as provas já neste ano.

Veja a seguir algumas opções (e seus riscos) para alunos que estão no 2º ano do ensino médio e querem fazer a graduação nos Estados Unidos:

Opção 1: Estudar para o SAT I agora em 2015 e fazer a prova até janeiro de 2016.
Risco: ter que estudar para o novo SAT em 2016, caso fique insatisfeito com suas notas.

Opção 2: Estudar já para o SAT I novo, que começará a ser aplicado a partir de maio de 2016.
Risco: esperar até o 3º ano para fazer o SAT não é recomendável. Além disso, oCollege Board (organização responsável pela prova) ainda não divulgou muitas informações a respeito do novo SAT, então há pouco material disponível para estudo e não há simulados antigos nos quais se basear.

Opção 3: Estudar para o ACT.
Risco: Zero. O ACT não irá passar por quaisquer mudanças, então você pode estudar agora e continuar a fazer o exame em 2016, se quiser.

Diferenças importantes entre as provas – O SAT é conhecido por ter “pegadinhas”, ou seja,  questões feitas para confundir os candidatos, com  respostas que parecem corretas, mas não são. No ACT isso não existe.

A seção de matemática no ACT é mais voltada para medir o verdadeiro conhecimento do candidato, enquanto no SAT tem um foco maior em “problem solving”, que pedem apenas conhecimentos básicos da disciplina. Assim, você tem que entender a fundo o SAT, pois muitas vezes não é necessário sequer fazer cálculos, as respostas são lógicas.

Como se decidir entre o ACT ou SAT? Recomendo que, caso você já esteja estudando para o SAT , continue e se prepare para fazer o exame até janeiro de 2016.  Não aconselho ninguém a fazer novo SAT em maio ou junho de 2016, pelo motivo citado acima (faltam informações mais precisas sobre o exame e materiais de estudo).

Então, se você ainda não escolheu entre o ACT ou SAT, e é bom em matemática, sugiro que opte pelo ACT, uma vez que terá mais tempo para fazer a prova com calma. Há muitos recursos online para baixar simulados do SAT e ACT gratuitamente, então não deixe de se utilizá-los para fazer sua escolha. O tempo está passando, escolha logo!

Acesse simulados do ACT
Acesse simulados do SAT 

Visite o site do Estudar Fora para ler este artigo e outros sobre o processo de aplicar fora!

ACT ou SAT: qual escolher?